domingo, 4 de agosto de 2013

Como surgem os pólos de moda no Brasil

O Brasil possui muitos polos especializados no setor têxtil e de confecção, sendo que algumas regiões desenvolvem especificamente suas capacidades competitivas.

Com uma instabilidade grande desses polos de moda as características dominantes de cada região nacional são dependentes de situações macroeconômicas, políticas fiscais e trabalhistas, entre outros fatores externos que influenciam a produção do setor, como a concorrência com os importados.
Na década de 90, a liberação das importações provocaram enormes impactos na produção têxtil e num processo de reestruturação em concorrência com os produtos importados. Tal situação fez com que algumas empresas se deslocassem para o Nordeste.

A região Sudeste perdeu força na produção nacional em meados de 2000 devido aos incentivos fiscais oferecidos em outros estados. No mesmo período, houve queda no crescimento das empresas de malharia para as regiões Sul e Centro-Oeste.

Mas como considerar quando um estado ou cidade possui polos de moda e quais fatores explicitam tal nomeação? De acordo com a cartilha de “Sustentabilidade e Competitividade na Cadeia de Moda”, organizada pela empresa UNIETHOS, eles são construídos na dinâmica das indústrias que desenvolveram estratégias conjuntas de inovação, formação de mão de obra e bom acesso aos mercados. Mas não é somente isso!

Outros fatores contribuem para a construção de um polo de moda, como instituições de ensino e pesquisa, participação dos governos locais e a APL (Arranjos Produtivos Locais) que é um conjunto de fatores sócio-político-econômico numa mesma região que desenvolve e apresenta vínculos com produção, interação, cooperação e ensino-aprendizagem.

Esse processo todo estabelecido traz o aumento da competitividade em que os recursos utilizados, sejam também os financeiros que favoreçam a região, estado ou cidade e beneficiem as partes envolvidas na cadeia têxtil e dos confeccionados.

Em Relatório Setorial da Industria Têxtil Brasileira, de 2012 os polos de moda consideráveis no Brasil estão justificados em:

57% para Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina;
22% a 57% para Bahia, Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte;
17% a 21% para Ceará, Rio de Janeiro e Paraná;


Fonte: Audaces - Por Roberto Rubbo